sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Essa grande potência do sul

1914: Esse foi o marco para o início de uma grande história. História que começou aqui, no meu bairro, quando ítalo-brasileiros resolveram fundar duas equipes de bola. O Savóia, com nome de origem italiana advindo da região entre Piemonte e a França, mantinha também suas tradições em suas cores, vermelha, branca e verde (Precisou inclusive ser chamado de E.C. Brasil durante a 2ª grande guerra). O Água Verde, escolheu o nome do bairro e as cores do estado, verde e branco. Os clubes de origem italianas uniram forças e formaram uma terceira força, rica e vitoriosa, mas ainda pouco popular: O Pinheiros.


Ainda em 1914, na periferia surgia outro vencedor, o Hexacampeão Britânia. E foi de uma cisão deste que surgiu o maior de todos, até então: Clube Atlético Ferroviário. Este, que surgiu como uma proposta de esporte amador para os funcionários da grande força que era a rede ferroviária no país, cresceu de maneira tão contundente que foi a potência dos anos 60, sendo o primeiro clube do estado a jogar um torneio oficial nacional e obtendo grandiosa torcida. A fusão entre essas 2 forças com uma terceira equipe também de origem italiana, o Palestra Itália foi um passo pra trás. Afinal, toda história tem seu drama, e o drama desta se chama Colorado.


A torcida Boca Negra, que surgiu como a segunda maior do estado, morreu de desgosto, enquanto a do Pinheiros, quase inexistente, vivia um sonho. Em 19 de dezembro de 1989, após reuniões secretas e discussões sobre viabilidade, foi tomada a decisão. Era hora de unir um clube com grande apelo popular, de antepassados vitoriosíssimos e possuidor do único estádio que sediou Copa do Mundo no estado à riqueza, prosperidade e patrimônio de outro clube. Assim se uniram Colorado e Pinheiros, formando o maior clube social e esportivo do sul do Brasil: O Paraná Clube.


Nunca nenhum clube fez tanto em tão pouco tempo. Com 2 anos de história, o primeiro título importante, jogando na casa do rival que até então era o pesadelo do Colorado. Aos 3, o clube já alcançava a elite do futebol brasileiro. Ainda aos 3 anos, era o clube mais rico do país, tinha o maior número de sócios da nação e pagava seus jogadores em dólar em tempos de Cruzeiro Real. Aos 8 anos, emendava uma seqüência de 7 títulos importantes, incluindo um Pentacampeonato estadual. Se dizia por aí...”...a torcida coxa é a maior....a atleticana é a mais vibrante....mas a paranista....bom, a paranista é a mais feliz!!!”. Comprar um caminhão de bombeiros já se tornara um bom negócio.


Por falta de planejamento e competência, não chegamos onde poderíamos (ainda), e estamos passando a pior fase da história dessa respeitável instituição, mas hoje é o dia do Tricolor, Tricolão, Tricolaço da Vila Capanema. Hoje o Paraná Clube completa apenas 19 anos, mas com uma sala de troféus de 50.


Parabéns meu tricolor, que você seja cada vez mais e mais essa grande potência do sul.



5 comentários:

Anônimo disse...

Caro colega, sinto que você esqueceu, quiçá omitiu uma importante, e não muito honrosa, parte da história do teu time. O colega esqueceu da parte em que o ferroviário, então um time formado por empregados da gloriosa, porém atualmente extinta, rede ferroviária federal, consegue na justiça, através de um processo contra a federação, ou seja, contra todos nós, brasileiros, e não apenas contra a rede ferroviária, aquele pequeno, e porque não dizer, medíocre, estádio em que hoje joga o seu pequeno, e porque não dizer mediocre time, parana clube.

Jules disse...

AI AI AI AI AI
PARANÁ CLUBE NÃOOOOOOOOOOOOOOOO AHHAUHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUA
BJOKAS PRA VC

Anônimo disse...

HUahuahua concordo com o Farinha! Alias nao entendi pra qual desses times vc torce? Seria o Savoia que eh o onibus que eu pego todos os dias????!!!!!

Unknown disse...

ah ouvi dizer que as velhinhas viuvas, que seus maridos estao enterrados nas profundezas do viaduto dos padres, estão movendo uma acao para recuperar o que foi tirado delas, O Clube atras da rodoviaria que é delas por direito. Diz a lenda que necessidades passam as coitadinhas

Anônimo disse...

Prevendo o futuro então, time de 50anos com sala de troféus de um de 19... e mais....

...Deus queira q com 50 anos de "Grande potência do Sul" os filhos, nesta data, já orfãos das velhinhas viúvas das quais foram retirados os seus direitos de serem felizes em seus respectivos lares, um dia recuperem o que lhes pertence....

...isso se não houverem novas fusões...

... e caralho, a palavra de verificação ali de baixo era "hessesse", tão filtrando além de hacker e analfabeto, os cuzido tbm...