segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nascendo no lugar errado

“Ai, não sei...às vezes sinto que eu não sou daqui, sabe?!?!? Parece...sei lá, que aqui não é o meu lugar...”.


Coisa comum de se ouvir entre peruazinhas inconformadas por não terem nascido em Paris, essa declaração pode querer dizer muitas outras coisas também. Imagine um gaúcho que odeia música gaúcha? Pode acontecer, meu pai mesmo, é lageano (Lages fica em SC, mas tem o Alvará para ser gaúcha, com certeza absoluta) e não suporta música gaúcha. Claro que não hesitou quando surgiu a possibilidade de vir para Curitiba.


Na contramão disso, outro dia vi uma menina dizer que gostaria de ter nascido no Rio Grande do Sul, já que ela amava a cultura deles, torcia pro Grêmio e achava que o estado do Paraná não tem uma história e cultura interessantes. Obviamente não perdi a chance de dizer pra ela que a revoltinha que eles estavam preparando, quem sabe pensando em instituir o chimarrão como bebida nacional, parou aqui na Lapa, onde acabou a brincadeira e eles voltaram para O SUL É MEU PAÍS fazer fogo de chão. Até que a menina, que era do interior do Paraná, se convenceu.


Deixando a viad...ops....gauchada de lado, penso nos pobres coitados apaixonados por futebol que torcem para um time de fora da sua cidade. Imagino que morando em Picos, deve ser foda torcer para um time regional, e esperar o Flamengo jogar no Piauí também não é a coisa mais fácil do mundo. Eu moro perto do meu time, são exatos 7 tubos de bi-articulado entre minha casa e a Vila mais histórica do mundo, sou muito feliz por isso, e imagino que se fosse diferente eu realmente seria um cara menos feliz.


Mas, mesmo morando perto do meu time, numa cidade que eu adoro e sendo orgulhoso da cultura local, eu também sofro com o nascimento no lugar errado. Antes que alguns engraçadinhos pensem, o problema também não está em eu ter nascido no hospital de São José dos Pinhais (Minha cidade tem aeroporto internacional, e a tua? =P ), menos ainda meu problema é ser brasileiro, já que sou um defensor ferrenho dos assuntos que envolvam nossa pátria.


O problema são os meus cabelos! Outrora tão exaltados pelos cabelereiros da cidade “Nossa, quanto cabelo tem esse menino!”, agora, como se fossem aves migratórias em busca de melhor condição de vida, eles estão morrendo na cabeça e reencarnando em outras partes do corpo. Até imagino meus pêlos, antes de fugirem da minha cabeça, em uma declaração emocionada...


“Ai, não sei...às vezes sinto que eu não sou daqui, sabe?!?!? Parece...sei lá, que aqui não é o meu lugar...”.


P.s: Gauchada! Aqui é tudo brincadeirinha viu!?!? Obviamente não vou reduzir os maragatos a meros revoltadinhos e as razões deles a imposição do mate amargo como bebida nacional.

10 comentários:

m*.ella disse...

HAHAHA!
EXCELENTE!
Ainda mais porque, desde que vim pra Floripa, muito "me gusta" a gauchada (que, aliás, é a galera menos gay* que eu conheço).
*Não que faça alguma diferença...

Eu, desde que cheguei, concluí que "o-lugar-ideal-para-se-estar"
é onde você está.
Sendo perto do time ou não...
Mas entendo totalmente a sensação do "não sou daqui, não PODE SER!"..

Juro que até semana que vem vai ter coisa pra você comentar no meu blog.
Pára de ficar me mandando e-mail pedindo, "pelo amor de Deus", pra eu postar alguma coisa.
Hahaha.

Há.
Bjoo!

Mari Carioca disse...

Gostei muito do jeito que usou pra falar dos pêlos [embora a reforma ortográfica tenha abolido os acentos, prefiro tê-los!]! Gosto quando o final é algo totalmente inesperado...

Comentando sobre questionamentos do texto, ok?

> Sim, minha cidade tem aeroporto internacional!! Isto não é privilégio seu!

> Que tal de vila mais histórica do mundo é esta?!? Digitando no google [diga-se de passagem 'O google é meu pastor e nada nos faltará'] as palavras "vila histórica mais antiga" não aparece nada relacionado ao Paraná Clube que, pelo seu perfil, é o seu time!
Se realmente se refere a ele, melhor rever seus conceitos!!!

> Quanto aos seus pêlos, afirmo-lhe: é uma tendência natural!!! Não se preocupe, vejo muitos velhos reclamando disto! [não, não estou te chamando de velho, apenas dizendo que já ouvi alguns falando!] Bom, se os velhos reclamam, uma hora vc terá mais pêlos no corpo do que na cabeça, então, aproveite enquanto tem um cabelereiro falando que vc tem muito cabelo! Quando ele não mais comentar isto, pode estar certo que está ficando careca e peludo!!!

Beijo beijos

Aline disse...

Oi Eduardo! Obrigada pela visita e por me adicionar, é um prazer contar sempre com os seus comentários.

E disso eu não posso reclamar, nasci e sempre morei em São Paulo. Amo essa cidade e só saiu daqui se for pra ir pra outro país.

Alex disse...

Eduardo. Sr Eduardo grelha do caraleo , gaucho é tudo sangue baum viu uiahiauhauiha
e vc tem 50% de gaucho e fica bancando aí de curitibado q faz piadinhas de gaucho.

bom bom bom não mais ta bom
abraço meu brow

Anônimo disse...

Lages é muito gaúcha teu pai é de lá e odeia cultura gaúcha.
Você nasceu em SJP e lá tem aeroporto.

Já ouvi umas 1234567890987654321 vezes essas piadinhas, vira o disco criativo.

Cintia disse...

muito bom seu texto.
eu só acho que as pessoas que ficam desejando ter nascido em outro lugar não conhecem a história e a cultura do lugar onde moram...
é isso
beijinhu =*

Unknown disse...

Quando comecei a ler jamais pensei q ia acabar com o seu cabelo e seus pelos! haha
então, vai se acostumando, a idade ta chegando essas coisas são assim mesmo, daqui a pouco alem de faltar cabelo e sobrar pelos eles estarão brancos! hahaha
Meus cabelos tbm estão revoltados mas eles preferiram se matar e pular da minha cabeça direto para o chão ao inves de nascer em outros lugares (graças a Deus)

kkk

beeijo

Anônimo disse...

ah! pare tudo!
você é de SJP??? que jacú!
hahahahaha
to brincando =)
muito bonito seu sentimento por sua cidade.
Eu sou curitibana e detesto quando alguém fala que não gosta de curitibano. Mas é verdade. ô criatura caipira, hein?!
Tenho que confessar, acho que eu também "não sou daqui." Eu falo pra caramba, converso com pessoas do nada, tento ser simpática, entende?
Mas não dá pra ser muito legal com desconheidos nesta cidade gélida. As mulheres pensam que você é uma louca e os homens acham que você está gamada nele... ¬¬ ah, por favor! Vou me mudar pra Bahia, lá eu era considerada tímida...
Dudu!
gostei da sua explanação.

*ah! você é de SJP, deve ser por isso que é tão tagarela =P

Marcinha

Anônimo disse...

GORDÃO!
VC SÓ PODE TA DE SACANAGE!
QUERE PEGA UMA MUIÉ DAQUELA????
SÓ PODE TA DE SACANAGE!

FARINHAKI disse...

eu sou daqui! e tenho orgulho disso! por isso, cantemos juntos:

Entre os astros do Cruzeiro,
És o mais belo a fulgir
Paraná! Serás luzeiro!
Avante! Para o porvir!



I

O teu fulgor de mocidade,
Terra! Tem brilhos de alvorada
Rumores de felicidade!
Canções e flores pela estrada.

Rumores de felicidade!
Canções e flores pela estrada.





Entre os astros do Cruzeiro,
És o mais belo a fulgir
Paraná! Serás luzeiro!
Avante! Para o porvir!



II

Outrora apenas panorama
De campos ermos e florestas
Vibra agora a tua fama
Pelos clarins das grandes festas!

Vibra agora a tua fama
Pelos clarins das grandes festas!



Entre os astros do Cruzeiro,
És o mais belo a fulgir
Paraná! Serás luzeiro!
Avante! Para o porvir!


III

A glória... A glória... Santuário!
Que o povo aspire e que idolatre-a
E brilharás com brilho vário,
Estrela rútila da Pátria!

E brilharás com brilho vário,
Estrela rútila da Pátria!



Entre os astros do Cruzeiro,
És o mais belo a fulgir
Paraná! Serás luzeiro!
Avante! Para o porvir!



IV

Pela vitória do mais forte,
Lutar! Lutar! Chegada é a hora.
Para o Zenith! Eis o teu norte!
Terra! Já vem rompendo a aurora!

Para o Zenith! Eis o teu norte!
Terra! Já vem rompendo a aurora!



Entre os astros do Cruzeiro,
És o mais belo a fulgir
Paraná! Serás luzeiro!
Avante! Para o porvir!

genial!

p.s.:ia por o hino de curitiba, mas vc não é daqui, daí não ia ter graça...