domingo, 5 de julho de 2009

Maracangalha

Eu pesquisei: A Maracangalha não é mesmo nenhum lugar realmente relevante, não passa de um bairro em Belém e de um distrito de um município do interior da Bahia, e se você quiser checar, digita lá no wikipedia. Mas da onde o Dorival tirou a Maracangalha então? A história é bonitinha, se não fosse absurdamente canalha. Caymmi tinha um amigo que tinha 2 famílias, e pra visitar uma delas, falava pra sua esposa que ia pra Maracangalha (aquela da Bahia) à trabalho.

Confesso me sentir decepcionado em descobrir que a Maracangalha não é uma ilha caribenha, com muito sol, praias lindas e cheia de pessoas felizes dançando no meio da rua, mais ou menos o que os americanos imaginam do Brasil, mas trocando os índios por caucasianos e macacos por drinks de frutas multi-coloridos. Na pior das hipóteses, a Maracangalha seria uma praia linda na costa nordestina brasileira.

Mas se a Maracangalha era um distrito numa cidadezinha da Bahia a qual Zezinho (Amigo do Dorival) trazia açúcar, por que o Dorival iria pra lá de chapéu de palha? Não seria mais interessante ele ir pra outro lugar com esse chapéu? E por que a Nália iria ter vontade de ir pra essa porra de buraco? E o preguiçoso querendo fazer inveja pra mina ainda, hunf...

Essas coisas me fazem pensar: Eu fico me batendo pra escrever algo “que faça sentido” aqui, adorava escrever minhas letras de música quando era novo, e me preocupava se elas queriam dizer alguma coisa, enquanto um baiano “quatizento” escreve uma coisa sem sentido e estoura nas paradas.

E o Jorge Benjor? Jacarezinho? Avião? Cuidado com o disco voador??? Melhor nem continuar a letra pra não ficar paranóico tentando encontrar 5 palavras em seqüência que formem uma frase com sentido. Pior que isso, só as letras cheias de metáforas exageradas (Renato Russo está triste via buddypoke), gênios incompreendidos com um violão na mão são mais perigosos do que dividir seringa com o Cazuza. Parece que quanto mais o cidadão divaga na letra, mais genial ele se torna, e se ele é reconhecido como gênio, pode escrever qualquer coisa sem sentido, que as pessoas tentarão achar poesia naquilo, o cidadão fica com tanta credibilidade que se torna um grande modelo para publicidade.

Alô, alô W/ Brasil !!!

6 comentários:

Aline disse...

E Pasárgada?! Tem que existir!

Patsy disse...

Olha, você acabou com o sonho da maracangalha dentro de mim! Na verdade, aculpa não é sua, mas desse velhinho safado que escreveu essa falácia toda em forma de música. Já Jorge Ben... nunca tentei entender. Gosto de muitas, não entendo nenhuma, não me incomoda hahaha

Um beijo, meu caro =*

Guilherme disse...

google: linguagem metafórica

já vai te abrir um horizonte, te digo, outra, é Anália, não Nália...

Quanto a W.Brasil, é muito boa, de letra inclusive, tem toda uma mensagem, mas que parece não estar acessível a sua pessoa, uma pena.

Outra, 5x0? Sério? Ah, esqueci é Atlético né, rolou um pavor...

Juliana disse...

Dudu seus posts são os melhores EVER! Morro de rir. Kra.. pra t ser bem sicnera eu axava q Maracangalha era tp País das Maravilhas (ou qq outra localidade fruto da imaginação de algum escritor criativo), um lugar q soh existia na kbça do kra q cantava a música e eu total achava q Nália uma amiga.. companheira de farra... sei lá... e q o cara era fanfarrão q só queria saber de festa, mesmo q fosse sozinho.
Agora, a frase q fechou o seu post, total a q eu mais gostei foi "gênios incompreendidos com um violão na mão são mais perigosos do que dividir seringa com o Cazuza."! concordo plenamente. Alias, qq tp d gênio incompreendido, com ou sem violão, são perigosos. Não viu Hitler? O kra era um gênio s/ violão, ngm compreendia como ele ocnseguia controlar tanta gente com akele pensamento rcista dele e ele fez estragos!
Enfim..
Seu blog ta cada vez melhor! adoro!
bjsssss

PATRICIA HELENA COSTA disse...

Maracangalha - esclarecendo . . .
Ahhh que pena que não haja por aqui gente "jovem há mais tempo" como eu - de seis ponto oito.
Maracangalha na linguagem do Caymmi era Brasília e pura crítica ao novo lugar para a nova capital, sacaram agora? Acordem gente e dêem uma estudadinha na história da MPB.(a.) Patricia Helena Costa - Rio-Rj

Eduardo Araújo disse...

Patrícia: O texto é uma "brincadeirinha" e isso fica bem claro. O blog não trata de crítica musical nem nada do gênero. Não precisa mandar ninguém "acordar", certo?

=)