quinta-feira, 21 de maio de 2009

Descolado

Claro que ser engenheiro da computação deve ser pior, aliás, o workchopp deles poderia até se chamar “workfrag”, ser realizado em uma lan house e o ápice da noite seria um headshot executado por um Newbie campereando. Em compensação, ninguém ali estaria preocupado em como pagar a centésima parcela do seu carro 1.0. Talvez até ser virgem nem seja tão desastroso assim...


Ser bobo passa longe de ser o problema do publicitário. Aliás, talvez seja o único pró absoluto da classe: O cara pode até virar gay, mas com certeza vai ser alguém que tem assunto, razoável nível cultural e sabe “interagir” com as pessoas. Claro que existem exceções, assim como existem nerds “pegadores”, mas em geral, essa é uma das características do perfil do publicitário. Com efeito, para os leigos os publicitários são pessoas de sucesso: Pensam que temos dinheiro e até as mulheres nos olham diferente. Não que eu seja o “passador de rodo” (Loooooooooooooonge disso...) graças a minha profissão, mas é fato que dizer que sou publicitário faz muitas mulheres olharem com um olhar de “Conte-me mais, champs!”, o que não aconteceria se eu dissesse que sou vendedor de barsa. Imaginam que somos criativos, inovadores e, é claro, descolados.


E afinal de contas, o que é ser descolado? Talvez você responda “Ah, alguém, tipo assim, irreverente, divertido, um cara iraaaaaaaado”. Ok, você não vai responder isso, e eu também não sei o que é ser descolado. Pena que o resto dos publicitários pensa que sabe. Na “galerinha da comunicação”, ser descolado é não perceber que a idade chegou e se vestir como um piá mesmo aos 50 anos de idade. Mais descolado ainda é aquele cara que usa terno, camisa baby look e all-star (tudo ao mesmo tempo, óbvio), ou então que fala anglo-corporativês (A mistura dos termos de empresários metidos a besta com o inglês, um idioma totalmente “bellow the line”).


Análise SWOT a parte, é a hora do mundo saber a verdade: Ganhamos mal, fingimos que estamos adorando a nossa vida sem folgas e participamos de workchopp’s onde fingimos prestar atenção no que o palestrante, geralmente um paulistano vencedor de algum “animal” de ouro em um concurso qualquer, está falando.

(Insira o bichinho que você quiser no lugar da palavra animal. Leão, lobo, porco, sapo, até ornitorrinco vale)


Enfim, apesar dos pesares, não sei nem do que eu estou reclamando...já pensou se eu fosse jornalista?


=P

10 comentários:

Alex disse...

olha grelhaa , vc daria pra um escritor ahiuahauiha,
acho que foi o melhor que vc já fez
desde que eu leio essas suas asmeiras, mais esse fico bom mesmo.
parabens continua assim, sabe o q vc poderia escrever.
sobre o gremio.
vlw pia grande abraço

Manuela disse...

Por incrível que pareça, eu encontrei a peça na semana passada. Minha vontade foi mandar ele tomar no centro das atençõs e dizer que por causa dele..eu acabei casando com um fdp. rrssrsrsr

m*.ella disse...

http://www.youtube.com/watch?v=eaoIsPZAgck
tem tudo a ver com o que você escreveu.
e é lindo.

parabéns.
texto bem bom!

bjo.

Marcella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
m*.ella disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ANoc0srXw3A

legendado para facilitar.

Fernando Souza disse...

sinceramente? às vezes penso em virar jornalista... hahaha

Unknown disse...

Huahuahuahauha! Bom texto Balu! Esta melhorando!

Ontem na entrada do nosso Workchopp (somos pra mendigar bebida, encontrar os amigos e dar risada, esquecam a palestra) enquanto esperava os coleguinhas fiquei observando o povo que entrava. É realmente nos publicitários somos descolados, tinha cada ser estranho. O tiozao de 50 de all star e paletó, a patricinha, a pseudo intelectual de cabelo curto óculos e sapato baixo, o tizao da sukita com gola role amarrada no pescoco, os gays...

Mas adentro ao estabelecimento, a maior surpresa de todas, varias mulheres bonitas, Balu olha e diz "90% daqui sao pegaveis". Quando pra nossa surpresa uma designer baixinha, gordinha e que estava nos outros 10% diz "Nao tem publicitario bonito"...

Ci. disse...

olha eu passando aqui sem vc mme lembrar!... ai ai gosto muito do que vc escreve, e acho super interesante como vc sempre dá um jeito de citar mulher e/ou "pegadores". Então... Eu nunca tive essa visão sobre os publicitários e nem sobre nenhuma profissão hahahaha! ...

FARINHAKI disse...

se vc ganhasse um real por clichê, ficaria milhonário com esse post...

FARINHAKI disse...

mas, descontando o começo, com argumentos infundados, ta bom o texto...